Eu, hipertensa, grávida.

O resultado do estresse da semana passada foi catastrófico. Após a semana atribulada, nervosa e tal, limpei casa, lavei banheiro, normal, no sábado. Na madrugada capotei: uma dor na lombar e um estado de nervos que me fez chorar. Acabei brigando com D., chorei horrores, dormi quase 4h da manhã e no domingo estava ainda toda zambeta e muito cansada. Descansar nada, né: encontrei com uma amiga pra discutir os afazeres para o chá. Nesse auê, a pressão deu uma subidinha, foi a 14/10, mas tudo bem – avisei o GO por whazzap, fui orientada do que fazer e passou. Na segunda feira, piorei. Fui trabalhar mas antes das 9h disparei a vomitar. Nada parava. Acabei voltando pra casa, dormindo muito, ganhei 2 dias de atestado pra ficar em casa e, aí dormi, descansei, e voltei a ativa. Mas descansar mesmo vim descansar agora, no fds: com 26 semanas, lenta e pesadinha, agora tenho a companhia da minha mãe pra faxinar a casa comigo, então finalmente consegui descansar um pouco.

Fica a dica: não adianta fingir ser a Mulher Maravilha. Grávidas cansam. É preciso ter limites e respeitá-los.

Aí lembrei que não contei como vai minha vida de hipertensa.

Sou hipertensa crônica, sem causas físicas (já me viraram de ponta cabeça), apenas emocional. Qdo descobri, há 3 anos atrás, fui parar no hospital achando que estava com alguma frescura e na verdade estava com a pressão 18/10. Passei mal várias vezes, fiz milhares de exames, e cuidava mas era relapsa: esquecia de tomar remédio, nunca deixei de beber (sou MUITO festeira), tomar porres ou comer o que queria por isso. Com o tempo cheguei às mãos do melhor cardiologista da região (beijos, Unimed, te amo) que me via a cada 6 meses ou 1 ano se estivesse tudo ok.

Logo que engravidei, já ficamos de orelha em pé por causa da pressão, né. Meu médico me receitou com Metildopa 250mg 2x por dia e fomos levando, mas lá antes das 15 semanas minha pressão foi a 13/9 átoa. Resultado: fui encaminhada pro cardio, que agora me vê todo-santo-mês. Faço vários exames no consultório mesmo e etc. Na primeira consulta descobrimos que parte do meu cansaço era resultado de um coração acelerado mesmo em repouso.  Entramos com uma medicação extra (Concor 5mg, caríssimo!). Um mês depois, reclamei que eu andava dormindo em pé e ficando tonta até de olhar pra minha barriga: pressão tava baixa demais, aff. Reduzimos e ficamos com uma dose de Concor e uma de metildopa.

Essa semana tive cardio e, surpresa, a pressão está ótima, estacionada em 12/8. Mas o médico me achou deprimida. Eu realmente ando muito, muito irritada e chorona. Preocupações com grana, o cansaço da rotina, a recém vida a dois, a sobrecarga de trabalho…não ando muito legal mesmo. Mas nem por um momento lembrei que pudesse estar deprimida. Aí ele me contou que a metildopa tem uma tendência a causar depressão, mas que não me contou pra não me deixar sugestionada, já que já estou sem meus remédios. E: dormir mais e melhor e ficar firme, que já já Isaac está aí e se precisar podemos intervir.

Tenso, né, minha gente?

Espero ter uma semana melhor agora com a chegada de junho, e enquanto isso vida segue: Isaac faz feeeeestas na minha barriga! Amor maior do mundo meu filhote!

Anúncios

3 comentários sobre “Eu, hipertensa, grávida.

  1. Como assim o metildopa da depressão???
    Morri.
    Tb tomo, mas o meu sao 3x por dia. Eu fa acompanhamento pelo SUS no Alto Risco aqui, e vou te falar, foi a melhor coisa da minha vida. Minha medica é excelente. Na ultima consulta deu 9×7 😮
    A medica falou pra acompanhar por 1 semana e se manter baixa, pra tirar mais 1 dose. Vamos ver.
    Sei q tem fase da gravidez que é dificil D, mas tenta nao se estressar tanto. Eu andava bem estressada tb. Casa, grana, bebe. É osso. Mas a gt tem q lembrar sempre q nao estamos sozinhas. Sao 40 semanas tendo q nos cuidar, pra poder cuidar de quem amamos. Se cuida, tenta descansar e se precisar de alguma coisa to aqui (só nao te passo meu zap aqui pq é mta gente vendl, rs)

    Tamo com as mesmas 26 semanas. Falei q vou no medico de 15/15 dias?
    Mas fica bem D. É mega cansativo, mas no final vale mt a pena. Meu Morôni é minha vida. Meu amor maior e o Isaac (e a Tarsila) vao ser assim tb. Desculpa o comentario gigante.

    Bejjos querida.
    (sobre a intimidade, vc é a primeira a me chamar de Fernandoca, meus irmaos costumam me chamar de Fedora. Vc pode me chamar do que quiser, menos de Nanda que eu nao gosto.
    E sobre o cha, vai ser de bebe mesmo, mas nao vou especificar no convite, a pessoa escolhe oq puder dar, e vou pedir fralda pra todas)

  2. Tbm sou hipertensa crônica, sei bem o q vc ta passando…Mas apesar de prematura minha Alice chegou cheia de saúde!
    Vai dar tudo certo, Isaac vai chegar todo lindão…
    Bjsss

  3. Por aqui tem dias que meu marido me manda relaxar, pq tenho essa mania de querer dar conta de tudo… ainda mais agora com tanta coisa pra organizar para a chegada do nosso pequeno… a minha pressão sempre foi normal, mas agora ta querendo brincar conosco e se manter 13×9… meu GO pede para acompanhar todos os dias e ainda bem que na maioria deles não passa de 11×8…. axo mesmo que ele sobe um pouquinho nos dias de consulta e exames, fico super ansiosa =/ …. Tudo vai dar certo e Isaac vai ser forte e lindo… Bjsss…

    http://agoraseremostres.blogspot.com.br/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s